Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 12/05/2014 10:38

Inscrições abertas para o 62º Festival de San Sebastián, no País Basco

Evento acontece entre 19 e 27 de setembro. III Fórum de Coprodução Europa-América Latina também recebe inscrições

Preview
Ampliar

Estão abertas até o dia 16 de julho as inscrições para o 62º Festival de San Sebastián, que acontece entre os dias 19 e 27 de setembro, em Donostia-San Sebastián, no País Basco. Os interessados podem inscrever longas-metragens para a Competição Principal da Sessão Oficial e para as competições Novos Diretores, Horizontes Latinos e Perlas. Também está aberto o prazo para a submissão de projetos para o III Fórum de Coprodução Europa-América Latina, que acontece simultaneamente.

 

Apesar de cada uma das seções do festival ter um regulamento próprio, com requisitos particulares, todos os filmes inscritos podem ser selecionados para qualquer uma das mostras, a critério da organização. A taxa é de 70 euros por filme e deve ser paga durante o processo de inscrição online. O evento aceita obras finalizadas nos 12 meses anteriores ao seu início e com duração superior a 60 minutos.

 

A Seção Oficial distribui a Concha de Ouro para o melhor filme e Conchas de Prata para melhor diretor, ator e atriz, além de Prêmio do Júri para melhores fotografia e roteiro. Já o prêmio Kutxa - Novos Diretores oferece 50 mil euros para o filme vencedor. São aceitos nessa categoria os primeiros ou segundos trabalhos de seus diretores. A Seção Horizontes Latinos, também competitiva, é dedicada à produção de origem latino-americana. O prêmio Horizontes agraciará o diretor do filme vencedor com 10 mil euros e o distribuidor do filme na Espanha com 25 mil euros.

 

Fórum de Coprodução Europa-América Latina

 

No âmbito do 62º Festival de San Sebastian, acontece, de 22 a 24 de setembro, o III Fórum de Coprodução Europa-América Latina. O fórum é direcionado a projetos cinematográficos em desenvolvimento, tanto da América Latina como da Europa, e dará aos realizadores dos filmes selecionados a oportunidade de apresentar os seus trabalhos para membros da indústria audiovisual, potenciais parceiros para os projetos.

 

Os interessados devem enviar o formulário de inscrição preenchido até o dia 15 de junho. Serão selecionados até 20 projetos de longas-metragens (com duração superior a 60 minutos) que estejam em fase de desenvolvimento. Para se habilitar à participação no Fórum, os projetos inscritos precisam comprovar ter um mínimo de 20% do orçamento com financiamento garantido. Projetos europeus devem possuir alguma relação com a América Latina, seja em relação à locação da filmagem ou ao envolvimento de produtores latino-americanos.

 

O festival oferece uma premiação no valor de 10 mil euros ao melhor projeto. Para mais informações, consulte o site do III Fórum de Coprodução Europa-América Latina.

 

Programa da ANCINE apoia a participação de filmes e projetos no evento

 

Obras selecionadas para a Competição Principal da Seção Oficial e para as mostras Novos Diretores e Horizontes Latinos, além de projetos selecionados para o Fórum de Coprodução Europa-América Latina poderão solicitar o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

 

O Programa contempla projetos audiovisuais convidados para 27 laboratórios ou workshops no exterior e filmes oficialmente convidados para 80 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br

 

Formulário de busca

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal