Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 06/03/2018 18:00

Laboratório de Cinema do Ceará recebe projetos de roteiros de todos os estados do Nordeste

Inscrições ficam abertas até 16 de março

Preview
Ampliar

Estão abertas até o próximo dia 16 de março as inscrições para o Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, escola de criação e formação em artes do Ceará, com sede em Fortaleza. Serão escolhidos seis projetos de roteiros de longa-metragem a serem desenvolvidos no segundo semestre de 2018. Os artistas receberão ajuda de custo e terão acompanhamento dos cineastas Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Nina Kopko como tutores.


Todo o processo seletivo é gratuito e as inscrições podem ser feitas, exclusivamente, via formulário eletrônico no site da Escola. O processo será composto de três etapas e o resultado final será divulgado no dia 25 de maio.


Espaços de investigação e desenvolvimento de projetos nos diversos campos artísticos, os Laboratórios de Criação funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos desenvolvidos em torno dos projetos selecionados. Durante o curso, todos os integrantes recebem orientação de tutores e passam por oficinas e aulas abertas, entre outras atividades.

 

"O Laboratório de Cinema é uma experiência intensiva de formação em roteiro no Nordeste. Outros laboratórios do Brasil e do mundo costumam dedicar em média uma semana às tutorias com profissionais. Aqui propomos 7 meses por entender a importância de acompanhar os projetos desde o início, por meio de tutorias e oficinas com importantes cineastas do cinema brasileiro. Os frutos das cinco edições já realizadas são notórios: 60% dos projetos que saíram do lab foram selecionados em editais, em outros labs ou ganharam prêmios em festivais após terem conseguido financiamento para filmagem", afirma Lis Paim, atual coordenadora do Laboratório de Cinema do Porto.

Com o objetivo de desenvolver a escrita de longa-metragens em qualquer gênero, o Lab. Cinema selecionará seis projetos de desenvolvimento de roteiro, sendo quatro (4) do Ceará e dois (2) de outros estados do Nordeste.
 

Até dois roteiristas de cada um dos projetos selecionados receberá uma ajuda de custo de R$ 800 mensais, durante sete meses. No caso dos projetos da modalidade "Nordeste", o valor do auxílio é de R$ 1,8 mil para que os roteiristas possam custear as passagens e a hospedagem em Fortaleza durante o processo formativo.



Como participar


Para participar do processo seletivo é necessário ter idade mínima de 18 anos e, no caso dos roteiristas de fora do Ceará, é preciso comprovar residência há dois anos na região Nordeste. Não é permitida a participação de qualquer integrante de projetos das duas últimas edições do Laboratório (2016 e 2017).
 

No ato da inscrição, os interessados precisarão apresentar sinopse, argumento e descrição dos personagens do filme, carta de intenção, currículos, trabalhos realizados e comprovante de residência. O formulário de inscrição está disponível na aba Inscrições do site da Escola.
 

A seleção será dividida em três etapas. A primeira será a análise de documentos; a segunda, uma avaliação técnica dos projetos; e, por fim, uma entrevista presencial entre os dias 14 e 17 de maio com os selecionados na avaliação técnica.
 

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.


Para mais informações, acesse o site do Porto Iracema das Artes.

 

Formulário de busca

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal