Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 01/12/2017 11:22

Debate sobre representações LGBTQ+ no audiovisual tem participação da ANCINE

Mesa-redonda com presença de servidora da Agência ocorreu durante o II SEJA, em Goiânia

Preview
Ampliar
Heloisa fala durante debate no II SEJA /Foto: Divulgação

A ANCINE marcou presença durante o II SEJA – Gênero e Sexualidade no Audiovisual, realizado de 22 a 24 de novembro na Universidade Estadual de Goiás (UEG). A servidora Heloisa Machado falou no último dia de programação, durante o painel “Representações LGBTQ+ no audiovisual: novos formatos e estratégias de distribuição”.

 

O evento na capital goiana ocorreu dias após a ANCINE constituir a Comissão de Gênero, Raça e Diversidade – no dia 21 de novembro –, durante cerimônia em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Em sua apresentação no II SEJA, Heloisa fez um histórico das ações da ANCINE para promover a diversidade de gênero e raça no audiovisual nos últimos quatro anos, até a formação do novo grupo de trabalho.

 

“Desde 2014, há ações dispersas dentro da casa no sentido de fomentar esse debate, mas só em novembro de 2017, temos a constituição oficial de uma Comissão de Gênero, Raça e Diversidade na Agência. Nesse meio tempo, foram muitas as atividades que impulsionaram internamente essa pauta, desde a publicação, há três anos, do primeiro Informe Anual de Produção com recorte de gênero, com dados alarmantes sobre a pequena participação das mulheres na direção dos filmes lançados naquele ano”, contou a servidora.

 

Heloisa destacou as ações da ANCINE, apesar dos números ainda tímidos quanto à presença feminina no mercado audiovisual. Ela citou as quatro edições do Diversidades, realizadas no auditório do Escritório Central da Agência, no Rio, e organizado pela Associação de Servidores da ANCINE – ASPAC. O evento teve exibição de filmes e programação com debates entre realizadoras negras e pesquisadoras sobre políticas públicas e representatividade no audiovisual.

 

Outro evento evidenciado pela servidora foi o primeiro Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, na Fundação Rui Barbosa. Promovido pela diretora-presidente em exercício da ANCINE, Débora Ivanov, a ação foi realizada em maio de 2017.

 

Recorte

 

Os estudos da Agência também foram apresentados durante a mesa-redonda. Heloisa revelou dados que mostram o avanço da participação das mulheres na direção exclusiva dos longas-metragens lançados nos últimos anos: de 9,6% em 2014 para 19,7%, em 2016. Ela adiantou que um estudo que trata exclusivamente do tema diversidade no setor cinematográfico está em desenvolvimento na ANCINE. O levantamento fará um recorte de cor/raça na direção dos filmes e expandirá a análise para outras funções da equipe técnica, além de elenco.

 

“Este ano, com a inclusão da diversidade como meta no Planejamento Estratégico da ANCINE e a nomeação da Comissão, demos um importante passo no caminho para instituir políticas mais consistentes na Agência, visando ações que promovam a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades e tratamento aos membros de grupos discriminados em função da cor, raça, etnia, origem, gênero, deficiências, idade, cultura, crenças, orientação sexual e outros”.

 

O debate “Representações LGBTQ+ no audiovisual: novos formatos e estratégias de distribuição” também teve participação da roteirista Germana Belo e do cineasta Lufe Steffen, além de mediação de Thais Oliveira, da UEG. Heloisa Machado é servidora da ANCINE desde 2012. Diretora de longas-metragens e jurada de festivais cinematográficos, ela atuou na concepção dos primeiros dados com recorte de gênero publicados pela Agência.

Compartilhar
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal