Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir 28/09/2012 18:53

Brasil e Reino Unido assinam acordo de coprodução

Acordo fortalece laços e estabelece parâmetros para coproduções entre os países envolvidos

Preview
Ampliar
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR - Do site do Ministério da Cultura

Foi assinado hoje, em Brasília (DF), o acordo bilateral de coprodução entre Brasil e Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda do Norte), no intuito de contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual dos países envolvidos. A Ministra da Cultura Marta Suplicy e o Ministro Adjunto do Comércio e Investimento do Reino Unido, Stephen Green (Lorde Green de Hurstpierpoint), assinaram o documento no  âmbito da visita do Primeiro Ministro do Reino Unido, David Cameron, à Presidenta Dilma Roussef, para reafirmar a parceria estratégica entre Brasil e Reino Unido em áreas como educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura, esportes e energia.

 

Segundo o documento, para que uma obra seja considerada coprodução entre Brasil e Reino Unido, é necessário ao menos um coprodutor britânico e um brasileiro no projeto, e também que cada país envolvido aporte no mínimo 20% da verba de produção e, no máximo, 80%. Caso outros países estejam envolvidos, o aporte do coprodutor majoritário deve representar, no máximo, 70% dos custos de produção. A relação bilateral entre Brasil e Reino Unido possibilitou o lançamento de coproduções como Jean Charles (2009), de Henrique Goldman, e Lixo Extraordinário (2009), de João Jardim. Com o acordo, novos projetos serão estimulados pelas facilidades possibilitadas a partir da assinatura deste documento.

 

Discutido desde 2005, os termos do acordo foram negociados pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e British Film Institute, que, em 2011, assumiu as funções do antigo United Kingdom Film Council na condução da política audiovisual britânica.

 

Veja a íntegra do acordo

 

 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal