Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 08/08/2016 11:00

Programa Brasil de Todas as Telas abre inscrições para renovação de núcleos criativos

Nova linha de investimento garantirá a continuidade do trabalho desenvolvido por equipes de roteiristas em todo o País

Preview
Ampliar

A Agência Nacional do Cinema - ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE abriram nesta segunda-feira, 8 de agosto, as inscrições para a Chamada Pública PRODAV 13/2016, que conta com R$ 14 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. Essa nova linha de investimento irá viabilizar a continuidade do trabalho desenvolvido em núcleos criativos estruturados em todo o País a partir de 2014, com o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas.

 

“Os núcleos criativos, que funcionam em torno da figura do líder, ou seja, um profissional gabaritado para orientar o trabalho de uma equipe de roteiristas, ajudam a qualificar o processo de desenho de roteiros e formatos de obras. E com este processo melhor qualificado, isso significa que os nossos investimentos em produção, distribuição e programação também alcançarão melhores níveis”, observa o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel. Voltada ao desenvolvimento de carteira de projetos, a linha de investimento, que está com inscrições para sua quarta edição abertas até o dia 15 de setembro, já selecionou 69 propostas de núcleos nas três edições anteriores. A Chamada PRODAV 03/2016 foi lançada no último dia 29 de julho.

 

Para participar da Chamada Pública PRODAV 13/2016 as empresas que tiveram propostas de núcleos contratadas devem comprovar a conclusão do trabalho no prazo estabelecido nos editais (18 meses) e a viabilização da produção de, no mínimo, dois projetos de sua carteira. Pelo menos 14 propostas serão selecionadas.

 

“Com esta nova iniciativa, garantimos a renovação dos núcleos criativos que apresentarem melhores resultados e reforçamos a aposta do Programa no estímulo ao trabalho colaborativo de criação, no amadurecimento dos projetos ainda em sua fase de pré-produção e no fortalecimento das empresas independentes. Os núcleos já criados em todo o País resultaram no desenvolvimento de cerca de 345 projetos para cinema, TV e vídeo sob demanda”, afirma Manoel Rangel.

 

Operando em regime de fluxo contínuo, o PRODAV 13/2016 ficará aberto, inicialmente, às empresas que firmaram contrato em 2014.  Não há prazo limite para as inscrições. Elas ficam abertas até o fim do valor disponibilizado pelo edital. As empresas proponentes devem preencher e finalizar a inscrição eletrônica no Sistema FSA, anexando a documentação prevista no Anexo I da Chamada Pública. 
 

A análise e avaliação das propostas passarão por quatro fases: Triagem documental, quando será examinada a documentação apresentada para inscrição; a Análise de elegibilidade, que vai averiguar a compatibilidade e adequação formal da proposta; a Avaliação das Propostas, momento em que as propostas serão avaliadas por um analista da ANCINE e um profissional independente e receberão notas de acordo com os critérios de avaliação da chamada; e Decisão de investimento, fase na qual os projetos que obtiverem a nota mínima serão avaliados pelo Comitê de Investimento do FSA.

Clique aqui para ler a íntegra do edital da Chamada Pública PRODAV 13/2016.


Saiba mais sobre o Programa Brasil de Todas as Telas
 

O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O Programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. Os resultados do Programa vêm superando as metas estabelecidas. Foram 437 longas-metragens e 396 séries ou telefilmes apoiados.
 

Entre os vencedores do primeiro edital da linha de núcleos criativos, que teve o resultado divulgado em outubro de 2014, diversos projetos desenvolvidos já partiram para a etapa de produção. A empresa baiana Origem Produtora de Conteúdo, responsável pelo núcleo Anima Bahia, fechou contrato com o canal Disney Junior para a exibição de uma série desenvolvida pelo núcleo, a animação "Turma da Harmonia", em mais de 40 países.
 

O núcleo criativo capitaneado pela produtora carioca Giros e liderado por Flávio Tambellini desenvolveu seis projetos para a televisão. Três deles já foram negociados com programadoras de TV por assinatura: as séries documentais "Homo Brasilis", vendida para o Arte 1, e "Marcadas para Morrer", contratada pelo CineBrasil TV; e a série de animação "Queima mufa", a ser veiculada pelo canal Futura.
 

No núcleo criativo liderado pelo diretor e roteirista Giba Assis Brasil para a Casa de Cinema de Porto Alegre, três projetos entre os sete desenvolvidos já estão em produção: O documentário "Cidades fantasmas", em coprodução com o Canal Brasil; a série documental "A Olimpíada passou por aqui", com exibição prevista para o canal Sportv; e o novo longa do diretor Jorge Furtado, "Rasga coração", com lançamento previsto para o segundo semestre de 2017.

 

Outro produto fruto do trabalho desenvolvido pelos núcleos criativos é o longa-metragem documentário "Câmara de Espelhos', de Dea Ferraz. Selecionado para sessão hours concours do próximo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme foi gestado no núcleo criativo montado pela produtora pernambucana Ateliê Produções e liderado pelo cineasta e roteirista Paulo Caldas.
 

Em seu terceiro ano, o Programa Brasil de Todas as Telas garante a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro. Para dar previsibilidade às suas ações de investimento, a ANCINE disponibilizou o Calendário de Financiamento para o biênio 2016/2017, que traz as datas previstas para a abertura e divulgação de resultados das chamadas públicas do Programa.

Compartilhar
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal