Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Ícone Fale Conosco Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone You Tube Ícone Google + Ícone RSS    
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 13/03/2017 10:56

Manoel Rangel fala sobre desafios e conquistas do audiovisual no RioContentMarket

No evento, ANCINE assina protocolo de intenções de cooperação com a França

Preview
Ampliar
Manoel Rangel durante apresentação no RioContentMarket

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, participou na quarta-feira, 8 de março, do RioContentMarket, maior encontro de negócios do audiovisual da América Latina. Rangel falou ao público, que lotou a sala 1 do Hotel Windsor Barra, sobre as perspectivas futuras e os desafios que o setor deve enfrentar nos próximos anos. 

 

"Há muitas conquistas recentes do audiovisual brasileiro, mas os desafios são ainda mais complexos", disse ele. O diretor apresentou cinco questões que a ANCINE considera urgentes: a regulamentação do serviço de vídeo sob demanda; a criação de alternativas para a distribuição dos filmes nacionais; a expansão do parque exibidor nas pequenas e médias cidades; o equilíbrio no licenciamento de obras; e a maior participação de estados e municípios para o desenvolvimento regional do audiovisual.

 

"Esses cinco desafios são o desdobramento do planejamento e das decisões de que participaram os agentes políticos do país e os agentes econômicos do setor audiovisual durante esses 15 anos da ANCINE. O resultado dessa construção coletiva se reflete na evolução do audiovisual no País", completa ele. 

 

Manoel apresentou números que comprovam o bom desempenho do mercado. Nos dois últimos anos a bilheteria de cinema acelerou, com crescimento de quase 9% ao ano. Na comparação internacional, o Brasil subiu da 14ª para a 8ª bilheteria de cinema em oito anos e viu seu parque exibidor expandir, chegando a mais de 3 mil salas em 2016. A Lei da TV Paga e os investimentos em produção de filmes e séries foram também responsáveis pelo forte crescimento do audiovisual, com o aumento dos licenciamentos de obras para TV. 

 

“Não existe crescimento espontâneo. Procuramos atuar em todos os elos da cadeia produtivas para induzir qualidade, diversidade e inovação no setor audiovisual. A expansão dos serviços audiovisuais é considerada fator estratégico para potencializar a demanda por conteúdos e dar sustentação às produções”, explicou Manoel. Para Rangel é preciso defender e preservar o caminho conquistado. 

 

Na ocasião, a ANCINE assinou uma carta de intenções de cooperação no âmbito do audiovisual com o Centro Nacional do Cinema (CNC), órgão similar à Agência na França.  O protocolo assinado pelo diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e pela presidente do CNC, Frédérique Bredin, busca reforçar as relações bilaterais entre as partes para encorajar o intercâmbio e as parcerias no setor audiovisual. Entre as iniciativas, o protocolo prevê a cooperação no contexto da formação profissional e educacional no meio audiovisual; o compartilhamento frequente de estatísticas e estudos; e ações bilaterais de promoção das obras brasileiras e franceses.

Clique aqui para acessar a apresentação do diretor-presidente Manoel Rangel no Rio Content Market 2017

  1. Presidente do CNC, Frédérique Bredin, e diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, no momento da assinatura do protocolo de cooperação entre França e Brasil

    Galeria
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal