Ícone Fale Conosco Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone You Tube Ícone Google + Ícone RSS    Tamanho da letra botão de diminuição de letra botão para letra voltar ao tamanho normal botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 08/09/2014 18:14

ANCINE lança módulo para registro de obras audiovisuais não publicitárias pela internet

A partir de 15 de setembro, requerimentos de CPB e CRT poderão ser feitos eletronicamente. Sistema será atualizado e ficará fora do ar no fim de semana, entre os dias 12 e 14
Preview
Ampliar

A partir de segunda-feira, 15 de setembro, entrará em funcionamento no Sistema ANCINE Digital o módulo de registro de obras audiovisuais não publicitárias. O novo módulo será responsável pelo recebimento eletrônico dos requerimentos de Certificado de Produto Brasileiro (CPB) e Certificado de Registro de Titulo (CRT).

 

Em virtude da entrada em funcionamento do novo módulo, o Sistema ANCINE Digital ficará fora de operação no período entre a sexta-feira, 12, e o domingo, 14 de setembro. Portanto, aqueles agentes que planejam registrar obras no período devem antecipar seus requerimentos.

 

Simplificação de procedimentos garante mais agilidade na emissão dos certificados

 

Dentre as principais modificações apresentadas pelo novo módulo de registro de obras audiovisuais não publicitárias, destacam-se as seguintes funcionalidades:

 

O envio dos documentos exigidos nas Instruções Normativas nº 104/2012 e 105/2012, para conclusão do requerimento e emissão de CPB e CRT, será feito de forma eletrônica (“upload”) e obrigatoriamente no momento do preenchimento dos dados da obra não publicitária. O único documento a ser enviado fisicamente é a cópia finalizada da obra, no caso de requerimento de CPB.

 

Fica dispensado o envio dos formulários de requerimento de CPB e CRT (anexo II da IN nº 104/2012 e anexo III da IN nº 105/2012).

 

·         Emissão automática do CPB e do CRT, após o envio eletrônico do requerimento, para obras não publicitárias brasileiras produzidas por empresas radio-difusoras ou programadoras que detenham a integralidade de seus direitos patrimoniais e atendam às condições estabelecidas no §2º do art. 1º da Medida Provisória 2228-1/2001, sempre que a exibição for ocorrer no próprio segmento de mercado da requerente.

 

·         Criação do Registro de Obra Estrangeira - ROE. Registro que antecede o requerimento de CRT e servirá, nos moldes do CPB, para todos os requerimentos de CRT da obra estrangeira registrada.

 

·         Possibilidade de pré-cadastro simultâneo de vários títulos, o que viabilizará o envio eletrônico do requerimento à ANCINE no momento desejado pelo usuário.

 

·         Os Certificados CPB e CRT serão encaminhados automaticamente para o correio eletrônico do requerente após o seu deferimento pela ANCINE.

 

·         Possibilidade de emissão de segunda via do CPB e CRT.

 

Superintendência de Registro tem canais de comunicação para sanar dúvidas

 

Com a entrada em funcionamento do novo módulo, a forma de numeração dos CPBs e CRTs também sofrerá mudança. Os números de CPB emitidos até 11 de setembro serão alterados automaticamente e poderão ser consultados no novo módulo pelo número antigo. Os números de CRT emitidos até 11 de setembro não sofrerão alteração e permanecerão válidos pelo prazo estabelecido em lei.

 

Para mais informações e em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail registro.cpb@ancine.gov.br,ou pelos telefones (21) 3037-6295/6305/6309, no caso de dúvidas sobre CPB, ou registro.naopublicidade@ancine.gov.br, telefones (21) 3037-6304/6290/6289, no caso de dúvidas sobre CRT.

 

Os arquivos abaixo trazem orientações detalhadas sobre os procedimentos para o requerimento de CPB e CRT no novo módulo de registro de obras audiovisuais não publicitárias.

 

Passo a Passo para requerimentos:


Certificado de Produto Brasileiro (CPB)

Obras não seriadas

Obras seriadas

Obras Incentivadas e Coproduções Internacionais

 

Certificado de Registro de Título (CRT)

Obra brasileira seriada

Obra brasileira não seriada

Obra estrangeira seriada

Obra estrangeira não seriada

Conjunto de obras e episódios

 

Registro de Obra Estrangeira (ROE)

Registro de obra estrangeira

Tutorial em vídeo

Compartilhar
 

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal