Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 20/12/2016 11:36

ANCINE assina convênio para instalação de cinemas no interior do Maranhão

Iniciativa faz parte do programa Cinema Perto de Você

Preview
Ampliar
Governador do Maranhão, Flávio Dino, assina convênio ao lado do diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel (à direita)

A ANCINE e a Caixa Econômica Federal assinaram, na última sexta-feira, 16 de dezembro, convênio com o Governo do Maranhão para a instalação de salas de cinema no interior do estado. A parceria faz parte do projeto Cinema na Cidade, que prevê a aplicação de recursos para a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil habitantes que não disponham desse serviço.

 

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, esteve presente ao evento em São Luiz e assinou o acordo juntamente com o Governador Flávio Dino.

 

Em seu pronunciamento, Manoel Rangel enfatizou a importância da democratização do acesso às obras audiovisuais produzidas no País. “O brasileiro precisa e quer se ver mais nas telas e se reconhecer no que assiste. A construção dessas salas no interior do estado significa avançarmos na política pública do audiovisual de ampliarmos o acesso aos filmes brasileiros. Para a ANCINE, esse projeto não tem condições de se realizar sem o apoio de parceiros. O Governo do Maranhão abraçou e fez o movimento que tinha que fazer para que o convênio pudesse acontecer no Estado. O Maranhão se soma ao Rio de Janeiro e ao Ceará, como parceiros desta importante política pública”, ressaltou ele.

 

Serão investidos no estado R$ 12 milhões, sendo R$ 9,6 milhões pelo FSA e 2,4 milhões pelo Estado do Maranhão, para a implementação de 3 (três) complexos cinematográficos com 2 (duas) salas de cinema cada, em 3 (três) municípios de regiões diversas do Estado. O Governo maranhense realizará um edital para definir as três cidades que serão contempladas. Atualmente apenas seis, dos 217 municípios do Maranhão, possuem cinema.

 

Saiba mais sobre o Projeto Cinema na Cidade

 

Nos municípios com menos de 100 mil habitantes, a viabilização de uma sala de cinema envolve uma equação econômica e financeira mais complexa, porque a tomada de empréstimo e o investimento são mais difíceis. Devido ao maior risco comercial dos empreendimentos de cinema nesse grupo de cidades, o Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ desenhou o Projeto CINEMA DA CIDADE, que prevê a aplicação de recursos do orçamento da União, alocados por emenda parlamentar, ou por meio da modalidade apoio do Fundo Setorial do Audiovisual.

 

O projeto CINEMA DA CIDADE estimula, por meio de convênios com as Prefeituras e governos estaduais, a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil que não disponham desse serviço. Em 2014, o Comitê Gestor do FSA autorizou a ampliação do escopo do Projeto para cidades com mais de 100 mil habitantes que também não disponham desse serviço e que não tenham perspectiva de empreendimentos de exibição no curto prazo. Nessas cidades, planeja-se a implantação de salas de propriedade pública com gestão preferencialmente privada. O projeto permite a instalação de salas de cinema, bonbonière, e espaços comerciais e de prestação de serviços.

 

As Prefeituras interessadas receberão da ANCINE e do governo do Estado as orientações necessárias e as especificações técnicas exigidas para a elaboração do projeto, além do repasse das verbas para sua execução. Essa iniciativa foi concebida e articulada de modo a atender e se adequar às necessidades de cada município. Desta forma, os agentes públicos poderão escolher a melhor alternativa para sua cidade.

Compartilhar
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal