Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir 07/06/2017 18:00

ANCINE publica livro digital sobre a política pública para o audiovisual

Obra apresenta panorama do setor nos últimos 15 anos

Preview
Ampliar

Agência Nacional do Cinema - ANCINE, em comemoração aos 15 anos de sua criação, publica em seu Portal a versão digital do livro “Uma nova política para o audiovisual: Agência Nacional do Cinema, os primeiros 15 anos”. A publicação traz um panorama dos últimos anos da política pública do audiovisual brasileiro, inaugurada com a formação da Agência em setembro de 2001.

 

Nesse período, o mercado audiovisual atravessou um processo de reestruturação e   experimentou um crescimento nunca antes alcançado, com todos os elos da cadeia produtiva atendidos de maneira articulada e planejada. 

 

Alguns marcos regulatórios determinaram avanços fundamentais da nova política, como a Lei 11.437 (2006), que estabeleceu o Fundo Setorial do Audiovisual; a Lei 12.485 (2011), que regulamentou o serviço de TV por assinatura; e a Lei 12.599 (2012), que ampliou a proteção ao mercado publicitário brasileiro e criou os programas Cinema Perto de Você, Cinema da Cidade, e estabeleceu o Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica – RECINE.

 

Além dessas normas e ações, o livro aborda também a aprovação do Plano de Diretrizes e Metas (PDM), criado em 2012, e o lançamento, em 2014, do Programa Brasil de Todas as Telas, conjunto de medidas concebido para concretizar as ideias formuladas pelo PDM, que consolidam a política audiovisual em seus planos teóricos e práticos.

 

A obra, escrita pelo jornalista especializado Pedro Butcher, explica conceitualmente o novo paradigma para o setor baseado em seis vetores: Expansão do mercado; Política multifocal; Atenção às transformações do mercado audiovisual e da sociedade no Brasil e no mundo; Inclusão de todo o território brasileiro; Internacionalização; e Fortalecimento do audiovisual e democratização da produção e da difusão do conteúdo brasileiro.  

 

A publicação traz ainda gráficos com as séries históricas sobre o parque exibidor brasileiro; o público total das salas de cinema; o número de assinantes de TV paga; o volume de recursos disponibilizados para o setor pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA); o número de ingressos vendidos por distribuidoras brasileiras; a desconcentração regional dos recursos do FSA; entre outros resultados.

 

Para baixar o livro, clique aqui

 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

  • Conselho Superior do Cinema

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal