Agência Nacional do Cinema
Campanha O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil
Ícone Fale Conosco Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone You Tube Ícone Google + Ícone RSS    
Tamanho da letra
  • botão de diminuição de letra
  • botão para letra voltar ao tamanho normal
  • botão para aumento de letra
Translate traduzir ImprimirImprimir

Diretoria Colegiada

Manoel Rangel
Nomeado diretor-presidente da ANCINE em dezembro de 2006, reconduzido ao cargo em 19 de maio de 2009 e, novamente, em maio de 2013, com mandato até maio de 2017
Nasceu em Brasília. É cineasta, formado pela Universidade de São Paulo (1999), onde cursou o mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual, interrompido em 2005. Foi presidente da Comissão Estadual de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2001-2002). Foi Assessor Especial do Ministro da Cultura Gilberto Gil (2004/2005) e Secretário do Audiovisual substituto (2004/2005), quando coordenou o grupo de trabalho sobre regulação e reorganização institucional da atividade cinematográfica e audiovisual no Brasil. Foi nomeado membro da Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em 2005. Liderou o trabalho de formulação e aprovação da Lei 11.437/2006, que criou o Fundo Setorial do Audiovisual e instituiu outras medidas de fortalecimento do setor. Foi nomeado Diretor-Presidente da autarquia em dezembro de 2006, reconduzido ao cargo em maio de 2009, e novamente reconduzido ao cargo em maio de 2013, com mandato até maio de 2017. Em 2011 foi eleito Secretário Executivo da Conferência das Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas (CACI), e reeleito em 2013, com mandato até 2015.

 

 
 
 
Roberto Gonçalves de Lima
Nomeado diretor da ANCINE em 17 de janeiro de 2014, com mandato até janeiro de 2018
Nascido em Olímpia (SP), é dramaturgo e cursou a Faculdade de Filosofia da PUC-SP entre 1983 e 1987. Nas Artes Cênicas recebeu, dentre outros, o prêmio APCA, prêmio APETESP, e os prêmios Flávio Rangel, Centenário Oswald de Andrade e Prêmio Estímulo Dramaturgia da SEC-SP. Foi gerente de Cultura da Prefeitura de Ribeirão Pires (SP), coordenador do GT de Cultura do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, coordenador da I Conferência de Cultura de São Paulo e da I Conferência Nacional de Cultura, e gerente de Participação Social da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Atuou como assessor da Diretoria Colegiada da ANCINE entre 2007 e 2013, quando participou, entre outros, dos processos de formulação dos Programas Especiais de Fomento, Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, Prêmio Adicional de Renda, Regulação de mecanismos de fomento para a produção independente para Televisão, mecanismos de fomento e regulação da indústria cinematográfica, programa de expansão do Parque Exibidor “Cinema Perto de Você“ e formulação das instruções normativas de regulamentação da Lei 12.485 de 2011.
 
 
Debora Ivanov
Nomeada diretora da ANCINE em 1º de outubro de 2015, com mandato até outubro de 2019
Nasceu em São Paulo. É advogada e produtora de cinema e televisão. Sua trajetória inclui a realização de mais de 60 obras audiovisuais - entre curtas, médias e longas-metragens, telefilmes e séries para televisão -, projetos que participaram dos mais importantes festivais nacionais e internacionais, acumulando mais de 200 prêmios. Foi por duas gestões (2009 a 2015) eleita Diretora Executiva do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), que representa empresas produtoras de cinema, televisão, publicidade, games e infraestrutura. Foi membro do Conselho Consultivo da SPCine, empresa pública de cinema vinculada à prefeitura e ao governo do Estado de São Paulo. Em 2015 foi indicada pelo Conselho Superior do Cinema como membro titular do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, representando o setor audiovisual. Fundou e foi Diretora Executiva do Instituto Querô, organização sem fins lucrativos, dedicado à capacitação e inserção no mercado audiovisual de jovens em situação de risco social na região portuária de Santos.
 
 
 
 
 

Formulário de busca

Plano de Diretrizes e Metas

Mapa de Mostras e Festivais

Mapa de Complexos Cinematográficos

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Dados e análises técnicas sobre o mercado audiovisual brasileiro
 

Fundo Setorial do Audiovisual

Fundo destinado ao desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual
 

Cinema Perto de Você

O programa que está levando mais cinemas para mais brasileiros
 

Carta de Serviços

Informa a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência
 
 
OIA
CACI
Acesso à Informação
 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura - Governo Federal